sábado, 5 de dezembro de 2009

http://dcc.unesc.net/sulcomp/05/Art072SulComp2005.pdf

Software Educacional para o Auxílio no Fazer Pedagógico de
Professores que Trabalham com Crianças Hiperativas
Ariane Muniz Branco1, Afonso Alberto Fernandes de Oliveira1, Madalena Pereira
da Silva2
1 Faculdades Integradas da Rede de Ensino UNIVEST. Acadêmicos do curso de Ciência
da Computação – Lages – SC – Brasil.
2 Faculdades Integradas da Rede de Ensino UNIVEST.Professora do curso de Ciência
da Computação – Lages – SC – Brasil.
{arianebranco,afonsoalberto}@yahoo.com.br, madalena@inf.ufsc.br
Abstract. This article presents a software that has for main objective to
assist to the professors in its to make pedagogical, so that they can develop
its work with children in the pertaining to school age, with educative
necessities special, in specific the children who possess Upheaval of Deficit
of Atenção/Hiperatividade (TDAH).
Resumo. Este artigo apresenta um software que tem por objetivo principal
auxiliar aos professores no seu fazer pedagógico, para que possam
desenvolver seu trabalho com crianças na idade escolar, com necessidades
educativas especiais, em específico às crianças que possuem Transtorno de
Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).
Palavras-Chaves: Crianças, Hiperatividade, Software.
1. Introdução
Este trabalho teve o propósito de desenvolver um software de Auxílio
Educacional para professores trabalharem exclusivamente com crianças hiperativas.
Pois, segundo DOGNINI (2002, p.03), softwares educacionais auxiliam no
desenvolvimento e no auto-aprendizado do aluno nas diversas áreas disponíveis, além
de elevar o nível de aprendizado como um todo, pois é um complemento muito
importante do planejamento pedagógico de uma instituição educacional.
A hiperatividade está tornando-se cada vez mais comum em crianças na idade
escolar que em geral estão associados a dificuldades na escola e no relacionamento com
demais crianças, pais e professores, o qual nos anos anteriores não era diagnosticado,
nem muito comentado. Onde atualmente já se tem maior interesse por este assunto, pois
durante o desenvolvimento deste software encontrou-se vários trabalhos correlatos,
como: [MARIOTTI, L. Software de Auxílio ao Diagnóstico para Crianças Hiperativas.
2002], [MESQUITA et al. Criança Hiperativa:Escola Hiperligada, 2004], entre outros.
Estas crianças apresentam distúrbios que é caracterizado pela falta de atenção e
de capacidade de se concentrar e planejar, que pode ou não estar associada a uma
agitação agressiva ou à impulsividade para agir (REVISTA ISTO É, 2004).
A escola é o local propício para se detectar o indivíduo hiperativo, pois é no diaa-
dia escolar que as questões comportamentais se tornam mais visíveis (REVISTA
APRENDER, 2000). Por isso o interesse do desenvolvimento de um software
educacional para crianças no processo de ensino-aprendizagem, pois é neste momento
que as crianças demonstram suas atitudes e reações mais visíveis. Ocorrendo assim o
desenvolvimento do software com o apoio dos professores e de técnicas específicas para
a elaboração das atividades do software, sendo todas estudadas e analisadas, utilizando
vários materiais bibliográficos direcionadas para a hiperatividade.
À medida que a escola, pais, alunos e professores vão se familiarizando com sua
realidade, respeitando as particularidades, indiferenças e necessidades dos alunos,
resultará numa maior possibilidade de projetar o futuro cidadão na construção do seu
meio social, gerando oportunidades a cada indivíduo, garantindo a cidadania a todos.
2. Justificativa
A hiperatividade está sendo um problema muito freqüente nas escolas, pois é o
local onde mais é identificado pela dificuldade dos professores em alfabetizarem estas
crianças, pelo fato de não prestarem atenção às lições, serem impacientes, não ficarem
sentados quietos e, além disso, atrapalharem seus colegas. Onde se exige dos mesmos
conter uma grande quantidade de informações e de um acompanhamento para verificar
se realmente é doença ou dificuldade de aprendizagem, inquietação que essas crianças
possuem. Por isso a necessidade de oferecer aos educadores ferramentas para facilitar
seu trabalho. Para que a criança possa ser tratada de uma forma correta tentando
amenizar seus problemas, suas dificuldades e para que futuramente não lhe ocorra
conseqüências graves como o uso de drogas, depressão, problemas de relacionamentos,
defasagem de aprendizagem na escola em relação aos outros colegas e etc.
Para avaliar um aluno Hiperativo não deve deixar-se levar por um sistema
padrão de avaliação, mas compete a cada professor saber a situação social do qual seu
aluno faz parte, daí a importância do embasamento teórico referente à Hiperatividade.
Como não temos um diagnóstico preciso e um estudo mais aprofundado para
saber até que ponto a criança é realmente hiperativa, é fundamental o acompanhamento
dos pais, professores e profissionais da área, bem atualizados, orientados e entendidos
do assunto, utilizando as tecnologias e recursos avançados como softwares educacionais
específicos, testes, terapias e se necessário medicamentos, para que possam fazer um
tratamento coerente e adequado.
3. Importância
O ambiente escolar torna-se muitas vezes um lugar de imposição, tortura e
descontentamento, pois ensinar e transmitir conhecimento são metas da escola, mas na
verdade a escola tem como finalidade o papel de educar e preparar o conjunto de
diversas crianças com suas particularidades a desenvolver seu potencial singular e único
para assim se sentirem importantes, capazes e úteis no meio social.
Portanto a hiperatividade vem sendo um tema muito debatido na atualidade, mas
que nas escolas ainda ocorre certa defasagem no que diz respeito a ferramentas de
auxílio para professores em alfabetizar uma criança hiperativa nos anos iniciais. O que
de certa forma é muito importante que escolas (professores, diretores) se preocupem
com esta necessidade, pois é na escola juntamente com a educação familiar que estas
crianças se tornarão os futuros cidadãos.
A importância deste projeto é garantir uma ferramenta que disponibilize ao
professor informações e conhecimentos de como deve agir e reagir com uma criança
hiperativa, como identificá-la e educá-la utilizando ferramentas específicas.
4. Metodologia
A realização do software deu-se início pelo interesse de auxiliar professores que
atuam com crianças hiperativas, onde se realizou estudos e pesquisas sobre o assunto e
posteriormente a modelagem do software, a qual utilizou a metodologia UML para seu
desenvolvimento. Com o auxílio da ferramenta Rational Rose para a construção dos
diagramas, como o de caso de uso demonstrado na (Figura 1).
Figura 1 – Diagrama de casos de uso.
Após a modelagem iniciou-se o desenvolvimento do software, sendo codificado
no ambiente delphi com auxílio do flash, contendo um banco de dados, demonstrando
assim os resultados das atividades referentes à hiperatividade realizados pelos alunos, de
uma forma descontraída e atrativa, utilizando várias técnicas para atrair uma criança
hiperativa, resultando no sucesso do aprendizado do mesmo. Onde foram abordadas
formas para prover ao professor a possível identificação de uma criança hiperativa,
através de testes e informações contidas no próprio sistema, estas informações além de
estarem contidas no sistema, o professor tem a opção de cadastrar novos conteúdos se
achar necessário; também as atividades disponibilizadas são específicas de acordo com
os padrões determinados pela Secretaria da Educação, tais como: atividades de
matemática, português, história, geografia e ciências, de uma forma, possuindo
animação, sons, imagens, interatividade e incentivos para procedimentos das atividades
independente da resposta.
Portanto, a ênfase deste projeto é tentar ajudar professores, crianças hiperativas e
pais, há desvendar um pouco sobre este mundo complexo e confuso da hiperatividade,
que ainda encontra grandes dificuldades de apoio como nas escolas.
5. Testes
O Software Educacional para o Auxílio no aprendizado de Crianças Hiperativas
demonstrou-se eficiente. A obtenção dos testes foram aplicados na E.E.B Mauro
Gonçalves Farias de São José do Cerrito, durante o mês de abril até junho, com alunos
da faixa etária de 7 a 9anos.
Os testes foram realizados por etapas conforme o desenvolvimento do software.
Onde foi testado com um aluno hiperativo e também com os seus demais colegas que
não possuem o comportamento.
Conforme os professores o aluno hiperativo correspondeu ao esperado, realizou
as atividades com atenção e concentração, obtendo produtividade no decorrer dos testes.
Pois com a utilização do software o trabalho dos professores foi facilitado, pois
anteriormente o aluno hiperativo dificultava a execução das atividades dos professores.
Nos testes, com o computador, além de o aluno fazer todas as suas atividades, o mesmo
queria ajudar os outros colegas, realizando assim um aprendizado em conjunto.
6. Conclusão
Com o desenvolvimento deste trabalho, chegou-se a conclusão que o software
proposto como auxílio educacional para o aprendizado de crianças hiperativas é algo
inovador, de grande importância, pois foi possível constatar que é uma área muito
relevante que merece ser aprofundada, pois os professores necessitam de apoio
tecnológico na área da educação, o que ainda é muito restrito.
O software foi disponibilizado para que o professor possa obter conhecimentos e
ferramentas de como trabalhar com estas crianças, tendo em vista suas peculiaridades,
possibilitando um rendimento escolar mais eficaz, consciente e humano. O objetivo do
desenvolvimento do sistema foi divulgar e disponibilizar ferramentas no processo de
ensino-aprendizagem aos professores, pois toda ferramenta destinada para fins didáticos
possui grande importância para o desenvolvimento do conhecimento dos alunos.
Vale a pena ressaltar que não temos um diagnóstico preciso e um estudo mais
aprofundado para saber até que ponto a criança é realmente hiperativa, por isso é
fundamental o acompanhamento dos pais, professores e profissionais da área, bem
atualizados, orientados e entendidos do assunto, pois o sistema proposto é apenas uma
ferramenta auxiliar e que não solucionará por si só os problemas.
Entende-se que o fazer pedagógico dos educadores têm um desafio de se
preocupar em levar seu aluno especial a compreender o espaço escolar, no sentido de se
tornar apto para o enfrentamento dos obstáculos do dia-a-dia, ser capaz de criar,
inventar, sonhar e sentir-se útil, independente de suas diferenças e particularidades.
7. Referências Bibliográficas
BRAGA, R. Hiperatividade Mitos e Verdades. Revista Aprender, Curitiba, nº 02, p.30-
36, set/out, 2000.
DOGNINI, M. Shell Para Ensino De Linguagens Formais E Compiladores. (TCC I do
curso de Ciência da Computação), Universidade Do Vale Do Itajaí, 2002.
HIPERATIVIDADE. Disponível em: . Acesso em:
25 de setembro de 2004.
MARIOTT, L. Software de Auxílio ao Diagnóstico para Crianças Hiperativas. (TCC I
do curso de Ciência da Computação), Faculdades Integradas da Rede de Ensino
Univest, 2002.
MESQUITA, S.; ALMEIDA, R.; OLIVEIRA, S. Criança Hiperativa:Escola Hiperligada
Child Hyperactive: Hyperconnection School. Disponível em:
na%20e%20Sonia%20Maria.U G.doc>. Acesso em: 27 de setembro de 2004.
TARANTINO, M. Travessuras da Mente, Revista Isto é, São Paulo, nº 1795, março,
2004.

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